Assim como os documentos e comprovantes bancários, os exames laboratoriais também necessitam de uma atenção especial e devem, na medida do possível, ser sempre guardados.

Muitas vezes esquecidos no fundo da gaveta ou no próprio laboratório, os exames são importantes, não só para a constatação do problema que o paciente tem quando o realiza, como também para uma posterior avaliação de um quadro clínico, cujos sintomas apareçam após algum tempo. “Já tivemos casos de pessoas que estavam saudáveis e precisaram analisar exames feitos anteriormente para uma comparação futura de dados”, disse a Dra. Elide Zélia Santo, médica patologista clínica e diretora do laboratório Pasteur, do Grupo.

Ao ir a uma consulta, leve os últimos exames realizados, para que o médico avalie a necessidade de realizar uma nova bateria, pois, muitas vezes, não há alterações significativas nos laudos recentes, otimizando a consulta e fazendo com que a identificação do seu problema seja mais rápida e eficaz.

Além disto, não esqueça de sempre pegar seu resultados. Segundo a Dra Elide, é muito comum que a pessoa tenha um mal repentino, procure um médico e realize uma bateria de exames, porém, quando os sintomas passam, ela acredita que já está bem e que não há a necessidade de seguir adiante com o tratamento e por isto não volta para pegar os resultados.  “É preciso levar a sério qualquer tipo de tratamento e, mesmo que aparentemente não haja nada de errado, conferir todos os exames”, disse a Dra. Elide.

Caso não seja possível que você mesmo busque, peça para algum parente ou amigo que passe próximo ao laboratório para retirar os resultados. Há ainda a possibilidade de enviar pelo correio, no caso de ser de outra cidade, ou deixar diretamente com o seu médico do Grupo São José.

Prepare-se  para a realização dos exames

Procure sempre perguntar quais são as condições ideais para a realização do exame e quanto tempo ele irá demorar. É imprescindível que você vá preparado, para evitar um laudo que não esteja de acordo com a realidade e, conseqüentemente, a necessidade de repetir o exame. Em caso de dúvida, entre em contato com o laboratório Pasteur, pelo telefone 3922-0933.

O laboratório Pasteur

Fundado em 1988, o Pasteur é um dos recursos que o Grupo São José Saúde dispõe para atender seus clientes com atenção e excelência. A unidade realiza todos os exames de análises clínicas e, devido à parceria com outros laboratórios do Brasil e do exterior, consegue oferecer ainda a realização de exames de altíssima complexidade.

O laboratório Pasteur está localizado na Avenida Adhemar de Barros, 424 – São José dos Campos.