O nascimento de um bebê é um momento muito especial para todos os amigos e parentes. Geralmente, a ansiedade para conhecer o recém-nascido é grande e todos querem fazê-lo o quanto antes, mas para que este momento seja agradável e tranquilo é preciso agir com bom senso e respeitar sempre a vontade dos pais do bebê.

O que se deve ou não fazer vai depender do nível de intimidade que se tem com a família, mas algumas dicas podem ser valiosas para fazer deste momento algo especial.

Você pode fazer a visita na maternidade ou em casa, mas uma boa dica é perguntar para os pais o que eles preferem e ser breve, pois principalmente nos primeiros dias a mãe costuma estar bem cansada. Se você estiver com febre, resfriado, doença respiratória ou contagiosa a visita deve ser adiada para quando sua saúde estiver perfeita.  Também é recomendável não levar crianças pequenas e muito agitadas, pois elas podem deixar o bebê nervoso ou acordá-lo e caso a equipe médica precise fazer alguma intervenção sair do quarto.

Todos querem segurar o bebê e você até pode fazer isso, desde que os pais estejam à vontade com essa situação e ele acordado. Para isso lave bem as mãos e se possível, também utilize álcool em gel. Além disso, quem visita um recém-nascido sempre quer fotografá-lo, peça autorização dos pais e não use o flash.